quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Stephanes: Brasil está desaparecendo em meio as reservas

10/09/2009

Fonte: O Globo

Stephanes: Brasil está desaparecendo em meio as reservas

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou na última terça-feira (8) durante a participação em seminário sobre o Código Ambiental Brasileiro, na Câmara dos Deputados, que o Brasil está "praticamente desaparecendo em meio a reservas ambientais e indígenas, áreas de preservação e áreas consideradas prioritárias".
No evento, o ministro criticou a postura do Ministério do Meio Ambiente em relação ao assunto.
Segundo o Stephanes, 70% do território brasileiro não pode ser utilizado para qualquer tipo de produção e ainda há quem queira ampliar esse percentual para 80%.
-Já somos de longe o país mais ambientalista do mundo. O Brasil ainda detém 31% das florestas nativas no mundo, enquanto que a Europa, que financia as organizações não governamentais que atuam na área ambiental no país, tem menos de 2% de sua área preservada - criticou Stephanes.
Segundo o ministro, as discussões que se travam neste seminário são guiadas pela racionalidade e, principalmente, com base técnica, "enquanto que o ministro do Meio Ambiente (Carlos Minc) e os órgãos ambientais se recusam a ter qualquer discussão do mesmo nível".
- Eles dizem que aceitam mudar tudo, menos aquilo que está em lei. Mas o que buscamos não é uma relativização ou flexibilização, mas sim a correção de alguns erros e excessos ocorridos na legislação ambiental nos últimos anos - defendeu o ministro.
Ele acrescentou também que é preciso esclarecer o que alguns conceitos significam:
- Por exemplo, sustentabilidade: é a realidade que temos hoje ou é buscar a realidade que tínhamos em 1500? O que esses ambientalistas querem afinal?

2 comentários:

  1. Aos mais jovens um alerta! A fome é de longe a maior mazela da humanidade, frear o Brasil naquilo onde sua competência é incomparavel e "inalcançável" é um despropósito, o agronegócio foi o grande responsável pelo Brasil passar quase ilezo pela crise mundial. Com estes movimentos demasiadamente passionais os ditos ecologistas estão depenando a galinha dos ovos de ouro, as gerações futuras pagarão muito caro. Quem viver verá! Vamos reagir!

    ResponderExcluir
  2. Movimentos passionais patrocinados por ditos ecologistas que estão depenando a galinha dos ovos de ouro (agronegócio)? Não. O que existe são fatos concretos de uso predatório dos recursos naturais. Precisamos de inteligência para adotar novos modelos de desenvolvimento e de gestão ambiental que concilie conservação dos recursos naturais e geração de trabalho e renda. Aliás, é sempre válido lembrar que os ativos da ecologia, omo a água e a biodiversidade, são também os ativos da economia, são fatores de produção do agronegócio. O Agriultura precisa da biodiversidade,especialmente insetos, para fazer a polinização e gerar frutos. Precisa da biodiversidade para para ter controle natural e evitar o uso indiscriminado de agrotóxicos como está acontecendo e poluindo as águas.

    A questão é realmente complexa e demanda esforços de toda a sociedade.

    Fernando A. Leite

    ResponderExcluir