quarta-feira, 23 de setembro de 2009

REUNIÃO DO SECRETÁRIO GILMAN EM MONTES CLAROS



O secretário Gilman Viana, a pedido do Governador Aécio Neves, solicitou reunião com as lideranças rurais do Norte de Minas para trazer a posição do estado sobre a grave crise gerada pela inclusão da Mata Seca no Bioma Mata Atlântica.
Estiveram na reunião, além do secretário Gilman o deputado Gil Pereira, um procurador do estado e o representante do governo estadual no Projeto Jaíba.
O secretário Gilman trouxe a mensagem do governador Aécio Neves dizendo que o governo do estado está muito acordado e que iniciou movimento político e jurídico na direção da solução do problema. Este movimento iniciou com a publicação do decreto estadual que visa regularizar o uso das áreas do Projeto Jaíba.
O Deputado Gil Pereira afirmou que a reunião de governo ocorrida no último dia 21/09 o governador Aécio Neves ordenou uma mudança de postura de todo o governo para o enfrentamento do problema e defesa do Norte de Minas.
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, alexandre Vianna, e outras lideranças apresentaram para as autoridades a face e os números da grave crise e cobraram agilidade do estado em reintegrar ao sistema produtivo os mais de 200.000 empregos e as áreas sequestradas de forma totalmente equivocada.
Foi cobrado do secretário Gilman e do deputado Gil Pereira um prazo para a solução do problema e estes, infelizmente, não puderam precisar um período ou data.
Lideranças locais mais tolerantes acreditam que foi dado um passo importante com a vinda do secretário ao Norte de Minas, já outros mais céticos afirmam que a entrada do governo no processo foi tardia e que o avanço foi muito aquém do necessário visto que todas as movimentações efetivadas nos últimos 07 anos foram castradas no âmbito estadual e federal por ação do atual secretário estadual de meio ambiente condenando o sertão norte mineiro a eterna pobreza e exclusão social. Se o secretário do meio ambiente continuar com todo esse poder e visão apenas ideológica do tema todas as novas conquistas serão novamente castradas.
Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário