segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Novo obstáculo no caminho do Código Florestal

Valor Econômico

Novo obstáculo no caminho do Código Florestal

Mauro Zanatta

Em nome do movimento ambientalista, o Partido Verde está disposto a impedir um acordo político que garantiria a instalação da comissão especial de revisão do Código Florestal Brasileiro

Em nome do movimento ambientalista, o Partido Verde está disposto a impedir um acordo político que garantiria a instalação da comissão especial de revisão do Código Florestal Brasileiro. Os verdes ameaçam abandonar a comissão para boicotar os trabalhos. Não vamos legitimar um teatro porque sabemos de antemão que os ruralistas querem acabar com as leis ambientais do país, diz o líder do PV na Câmara, Edson Duarte (BA).

Parlamentares ruralistas indicaram o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) como relator da comissão na tentativa de driblar a oposição a nomes mais identificados com o agronegócio. Mas o PV afirma que Rebelo, identificado por ONGs ambientalistas como inimigo da Amazônia, tem ligações históricas com os ruralistas. Ele foi relator da Lei de Biossegurança, que liberou os transgênicos no país de forma indiscriminada, e tem sido contra a causa indígena, inclusive na recente homologação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, afirma Edson Duarte.

Nem a indicação do parlamentar ambientalista Nilson Pinto (PSDB-BA) para compor a chapa com Aldo Rebelo e o ruralista Moacir Micheletto (PMDB-PR) é capaz de alterar a disposição dos verdes. Não adianta ele ser um vice-presidente da comissão. Quem controla são o presidente e o relator, diz Duarte. O líder do PV defende um relator do PT, como Anselmo de Jesus (RO) ou Paulo Teixeira (SP). Assim, a gente alcançaria um contrapeso à influência dos ruralistas. Os ruralistas rejeitam entregar a relatoria: Não vamos ceder, avisa Micheletto. O impasse deve permanecer na reunião da comissão prevista para amanhã.

EMAIL: cna@knowtec.com

http://si.knowtec.com/scripts-si/MostraNoticia?&idnoticia=6134&idcontato=1416&origem=fiqueatento&nomeCliente=CNA&data=2009-10-05

Nenhum comentário:

Postar um comentário